Saiba tudo que foi apresentado durante a BUILD 2014 sobre o Windows Phone 8.1 e ainda muito mais…

Hoje a Microsoft conseguiu fazer com que quase todos os olhares do mundo da tecnologia fossem voltados para o seu evento, a BUILD 2014. Foram muitas as novidades apresentadas para o Windows Phone, Xbox e para o Windows. Claro que se fossemos falar neles todos este post seria enorme, mas tendo em vista que vamos comentar sobre tudo o que foi anunciado em relação às novidades do Windows Phone 8.1 e alguns detalhes extras. Vamos lá começar!


Quem começou a festa foi o Joe Belfiore, que começou apresentando a gama dos novos OEM’s da plataforma, que além de marcas muito famosas como HTC, Nokia, LG e Samsung, conta ainda com grandes fabricantes asiáticos e entre outros. Hoje Joe aproveitou o evento para acrescentar mais dois à lista, que foram dois modelos, um da Prestigio e outro da Micromax.


Feita a apresentação dos novos OEM’s, Joe partiu para o que mais interessava a todos… o Windows Phone 8.1. Logo no começo ele comentou sobre as novidades para o ecrã de bloqueio (Lock Screen). No WP8.1 ela será muito mais dinâmica. Adorei bastante o aspeto final. Os programadores poderão utilizar a sua criatividade para criar fundos de ecrã com diversas animações para o ecrã de bloqueio. Como ele bem comentou, o céu é o limite para a criatividade desta nova funcionalidade. Vamos esperar pelas novidades dos programadores.


Joe ainda comentou sobre a nova forma de personalizar o teu Ecrã Inicial (Home Screen). O utilizador agora poderá utilizar planos de fundos nas Live Tiles, criando uma sensação bem interessante e intensamente pessoal. Além disto, qualquer dispositivo com Windows Phone 8.1, independente do tamanho do ecrã, poderá utilizar a fila extra de Live Tiles, e isto será opcional ao gosto de cada um.


O Action Center ou Centro de Ações foi muito aplaudido, isto porque dentro dele nós teremos uma eficiente, requisitada e nova central de notificações. O Quick Menu também estará lá, e permitirá o acesso rápido a configurações e funcionalidades do sistema através de 4 atalhos personalizáveis. Várias informações estarão dispostas no ecrã no Action Center, como a percentagem da carga da bateria, entre muitas outras coisas. São várias as utilidades para o Centro de Ações que detalharemos em posts futuros.


O novíssimo assistente pessoal do Windows Phone 8.1 foi apresentado num vídeo incrivelmente bem feito. Ele termina com um pequeno círculo azul que diz, Olá, eu sou Cortana, e todos foram ao delírio com esta enorme e fantástica novidade.


Cortana já é considerado o mais eficiente e completo assistente pessoal (entenda-se que o comando de voz está incluído neste assistente) já criado para um Smartphone. Com ele o utilizador poderá não só perguntar qual a previsão do tempo aqui ou ali ou mesmo ligar para alguém ou abrir uma aplicação, com Cortana as coisas funcionam digamos… de uma forma mais natural e adaptando-se a nós, aos costumes habituais, gostos e interesses pessoais.


Os comandos não possuem um padrão, palavras chaves e o posicionamento de palavras numa frase podem fazer com que Cortana dê-lhes um retorno muito mais preciso, mas comandos simples parecem ser e percebidos facilmente. Pergunta as horas, o tempo, resultado de jogos, sugestões de restaurantes, rotas de viagens, horário de vôos, sobre pessoas famosas, marca um compromisso no calendário, faça uma nota rápida, marca uma pessoa nas tuas notas, executa funções dentro de umas aplicações, manda um tweet, executa uma música, cria um alarme, faça uma ligação Skype, acede às atualizações de um amigo no Facebook, as possibilidades são inúmeras.


Além de pesquisar conteúdos online, Cortana é capaz de "vasculhar" o teu dispositivo off-line, como: encontrar e chamar contatos, marcar compromissos, criar anotações, ler mensagens, aceder às configurações, entre muitas outras coisas.

Lembrando ainda que dependendo das tuas escolhas quanto ao acesso de Cortana aos teus dados, ele pode aprender ainda mais sobre os teus hábitos e preferências quando tem acesso a todo o sistema. Esta permissão pode ser dada acedendo às configurações do assistente e pode ajudar a Cortana a retornar-lhe resultados ainda mais precisos e úteis. E por fim, as tuas pesquisas não precisam necessariamente de serem feitas utilizando o comando de voz, podes simplesmente digitar o teu desejo e Cortana entenderá da mesma forma.

Para utilizar o assistente em pesquisas mais complexas será necessário na maioria das vezes uma conexão ativa com a internet, mas só para isso mesmo. Qualquer dispositivo com Windows Phone 8.1 será compatível com o assistente, até porque Cortana está oficialmente a substituir a pesquisa padrão do WP8.1. E ele estará disponível no nosso idioma em breve, Português de Portugal.

Seguindo adiante, um convidado comentou sobre as várias novidades para o universo corporativo que virão embarcadas no Windows Phone 8.1, como:
  • Os dispositivos empresariais com Windows Phone 8.1 poderão ter as suas passwords alteradas ou bloqueadas remotamente pelo administrador
  • Será possível atribuir uma password para documentos importantes e confidenciais do Office
  • O Office Lens virá integrado para digitalização de documentos com a câmara (com suporte OCR)
  • Suporte VPN foi adicionado
  • Suporte S/MIME para assinar e criptografar e-mails
  • Suporte a redes Wi-Fi com EAP-TLS
  • Entre muitas outras coisas


Depois disto Joe voltou e começou a falar sobre as novidades da Windows Phone Store, a sua nova interface e sobre o plano da Microsoft para aumentar os downloads de aplicações e tornar a loja mais atraente para os programadores, assim como melhorar a pesquisa por aplicações feita pelos utilziadores. Além de mudar a sua aparência, a WPStore ficou mais inteligente e tentará sugerir aplicações ainda mais interessantes, baseando-se no teu histórico de downloads, na tua localização, entre outras coisas.


As novidades continuam nas aplicações nativas do sistema. A aplicação do calendário ganhou mesmo um novo modo de visualização por semana, que além de prático, ainda é versátil, pois o utilizador pode mesmo visualizar dia-a-dia neste modo, bastando clicar apenas sobre o dia de interesse. Os restantes modos de visualizações ainda continuam presentes. Movendo-se o ecrã para o lado o calendário agora navega pelos dias em sequência cronológica.

O Wi-Fi Sense enfim é apresentado. Com ele o utilizador poderá conectar-se a pontos hotspot gratuitos marcados como favoritos pelo utilizador. Além disso, se foste a um lugar que tinhas um ponto destes, ou mesmo na tua casa, e queres que os teus amigos também o acedam, poderás enviar-lhes a password desta rede para que eles acedam facilmente, assim eliminando a necessidade de verbalizar a password e correr o risco de distribui-la para pessoas que não queres. São várias as opções aqui.


A aplicação do Skype será atualizada no Windows Phone 8.1 e estará ainda mais integrada ao sistema. Ela ficará integrada de tal forma em que as chamadas de vídeo irão funcionar por ele diretamente do ecrã de chamadas. Para isso basta clicar em apenas um botão para iniciar uma vídeo-chamada.


Joe também empolgou-se bastante ao apresentar a nova funcionalidade para o teclado virtual do Windows Phone 8.1, o teclado tipo Swye. Com ele podes digitar palavras inteiras apenas deslizando o dedo sobre as letras que compõem a palavras e o sistema irá completando tudo, tornando a digitação extremamente mais rápida e eficiente. Ficou tão rápida que a Microsoft já conseguiu bater o Record mundial de digitação mais rápida num smartphone utilizando o Windows Phone 8.1 e ainda em versão Beta, isto é, a versão final ainda é mais eficiente. Talvez queiram bater novo record numa futura versão.


Além das novidades mostradas pelo Joe, várias outras funcionalidades foram confirmadas, como:
  • O Internet Explorer 11 chegou, e chegou cheio de novidades. Agora ele conta com suporte a JavaScript e HTML para desenvolvimento de aplicações, suporte WebGL e Normal Mapping support e suporte para vídeos em HTML5 no YouTube Player do Browser.

Além disto, ele agora pode armazenar as tuas passwords, caso pretendas isso, permite o upload de ficheiros e agora cada separador aberto aparece individualmente na janela de multi-tarefa, entre outras coisas.

O controlo individual dos volumes de medias e toques de chamadas estará disponível no Windows Phone. Muitos podem nem considerar isto como uma novidade, isto porque esta possibilidade já estava presente em dispositivos muito menos modernos que qualquer Lumia, mas é algo novo para a plataforma e é bem-vindo.


A Microsoft também introduziu o esperado Universal Windows Apps, que permitirá aos programadores criar uma aplicação que poderá ser utilizada tanto num PC como num Windows 8, como também num dispositivo com Windows Phone 8, isto falando de uma forma mais simples, sem pensar nos procedimentos mínimos necessário para isso.


Por fim a Microsoft confirmou que as taxas de licenciamento do Windows Phone para dispositivos móveis com ecrãs menores do que 9 polegadas serão dispensadas, isto é, o sistema será distribuído gratuitamente para as suas parceiras que desenvolvam dispositivo móveis nestes padrões.

Além disto, temos novidades na aplicação da câmara, na aplicação Data Sense, a possibilidade de instalar aplicações no Micro-SD, melhorias no Hub de fotos, o Xbox Music e Video agora são aplicações independentes, que conferes na lista completa aqui.

O Windows Phone 8.1 virá instalado nos novos dispositivos que chegarão no final de abril começo de maio, e estará disponível para todos os restantes Windows Phone 8 nos próximos meses de acordo com o cronograma de distribuição. Para quem já está à espera pelo Preview for Developers do Windows Phone 8.1, ele deve ser lançado nos próximos dias. Confere a lista completa aqui das novidades que foram implementadas no Windows Phone 8.1. O vídeo abaixo mostra um resumo da conferência em 7 minutos.


Fontes: WMPoweuser, WPCentral, Microsoft, Bing e Twitter

Enviar um comentário