Microsoft poderá oferecer o Windows Phone e o Windows RT para os fabricantes

Qualquer fabricante que hoje em dia queira utilizar tanto o Windows Phone como o Windows RT nos seus gadgets, precisará pagar uma licença de utilização à Microsoft, e isso é fato, contudo, isso pode mudar… Terry Myerson, Chefe da divisão de Sistemas Operacionais da Microsoft, cogitou a possibilidade da empresa abrir mão do valor dessas licenças, o que tornaria o Windows Phone e o Windows RT teoricamente gratuito para os fabricantes.


Caso isso realmente venha a acontecer, sem dúvida terá uma relação direta com o domínio do Android no segmento de smartphones e Tablets. Como a Nokia domina mais de 80% do mercado quando o assunto é Windows Phone, e tablets com Windows RT só temos o Microsoft Surface, o Nokia Lumia 1520 e alguns outros poucos da Dell e Acer, a Microsoft poderia com isso popularizar o uso do WP e do WRT e enfrentar o Android de igual para igual, pelos menos com relação de custo para os OEM’s.
Os rumores indicam que essas versões gratuitas do Windows RT e do Windows Phone provavelmente iriam ser disponibilizadas junto do Windows Threshold, que pode também ser chamado de Windows 8.2, que foi mencionado pela Mary Jo Foley há umas semanas atrás. Inclusive Foley comentou que o Threshold só chegaria em 2015, porém, novas informações de outro importante funcionário da cia, o Sr. Paul Thurott,  indicam que ele pode chegar ainda este ano.


Para quem não se lembra do chamado projeto Treshold será uma onda de lançamentos da empresa na qual estão inclusas atualizações que irão unificar o Windows, a Xbox e o Windows Phone. Segundo informações do site ZDNet, famoso por publicar informações sobre a Microsoft, o nome do projeto já está até mesmo a circular em e-mails internos da empresa.
Parece que 2014 será o ano de grandes mudanças na Microsoft, mudanças essas que podem dar um bom balanço no mercado de dispositivos móveis. Vamos esperar para ver.
Fontes: vNext e ZDNet

Enviar um comentário